Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Integrar tudo! Este é o caminho para a plenitude do Ser

“Tudo aquilo de que me lamento ou queixo, quero excluir. Tudo aquilo a que aponto um dedo acusador, quero excluir. A toda a pessoa que desperte a minha dor, estou a exclui-la. Cada situação em que me sinta culpado, estou a exclui-la. E desta forma vou ficando cada vez mais empobrecido.

O caminho inverso seria: a tudo de que me queixo, fito e digo: sim, assim aconteceu e integro-o em mim, com todo o desafio que para mim isso representa. E afirmo: irei fazer algo com o que me aconteceu. Seja o que for que me tenha acontecido, tomo-o como a uma fonte de força.

É surpreendente o efeito que se pode observar neste âmbito. Quando integro aquilo que antes tinha rejeitado, ou quando integro aquilo que é doloroso para mim, ou que produz sentimentos de culpa, ou o que quer que me leve a sentir que estou a ser tratado de forma injusta, o que quer que seja quando tento incorporar tudo isso, nem tudo cabe em mim. Algo fica do lado de fora. Ao consentir plenamente, somente a força é internalizada. Tudo o resto fica de fora sem me contaminar. Ao invés, desinfeta, purifica-me. A escória fica de fora, as brasas penetram no coração.”

Bert Hellinger

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Segundo a Física Quântica, todo pensamento emana uma vibração ou energia e esta ou é positiva ou é negativa.
Assim sendo, toda energia que emanamos retorna para nós de forma multiplicada e intensificada. Se emanarmos a energia de raiva, tudo a nossa volta começa a se tornar mais um motivo para alimentar a raiva. Porém se o que sentimos é uma vibração positiva como a gratidão, tudo ao nosso redor se transforma em causas para termos ainda mais gratidão.

A tendência é que os tipos parecidos de energia comecem a se acumular, devido à atração das energias com afinidades similares. É o que se conhece como efeito bola-de-neve, que vai crescendo de acordo com os seus pensamentos e consequentes ações. Portanto é necessário fazer uma auto avaliação para perceber se as energias que estamos acumulando estão sendo positivas ou negativas. Nossa vida e nosso crescimento e amadurecimento emocional derivam destas escolhas que fazemos o tempo todo, dia após dia, semana após semana, mês após mês...Portanto, vale muito a pena se tornar um observador dos seus pensamentos e conscientemente, optar pelos mais positivos possíveis, afinal, mesmo que estejamos atravessando um momento de tormenta, seja por dificuldade nas relações, nas finanças ou na saúde, sempre haverá o que agradecer!
 
Cada detalhe do nosso cotidiano deve entrar nesta avaliação, nossos pensamentos, nossas palavras, nossas atitudes e nossos hábitos. Ao identificar um padrão negativo é necessário agir para interromper enquanto é tempo e de preferência substituí-lo por um padrão positivo. Aos poucos vamos desconstruindo estes padrões negativos e construindo outros positivos causando assim um grande impacto na nossa transformação para melhor.
 
Sugiro a leitura do livro de autoria de Eckhart Tolle Praticando o Poder do Agora e se desejar aprofundar o assunto, leia na sequência O Poder do Agora que é a versão integral e mais aprofundada do tema.
 
Também sugiro a prática do Diário de Gratidão, exercício este proposto pela Psicologia Positiva (PP) que consiste em agradecer cinco coisas todos os dias antes de dormir. Pequenos fatos cotidianos, como ter tido tempo para tomar um bom café da manhã, ter encontrado um amigo especial, ter ouvido o canto de um pássaro, ter visto uma árvore florida, enfim, são estes pequenos fatos do cotidiano que normalmente não percebemos. A PP comprovou que pessoas que praticaram o Diário de Gratidão durante dois meses, se tornaram pessoas mais positivas e o principal, graças a enorme plasticidade cerebral, obtiveram uma verdadeira mudança na forma de se relacionar com a realidade, ou seja, estas pessoas passaram a enxergar sempre o aspecto positivo da situação mesmo atravessando alguma dificuldade.
 
Para quem quiser aprofundar no assunto, sugiro a leitura do livro Felicidade Autêntica de Martin Seligman.
 
Desejo que você faça escolhas que te permitam ter uma semana leve e positiva!