Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Aquele amor não deu certo? Que venha o próximo!

Aquela tão sonhada relação terminou? Todos os planos, sonhos e projetos criados um dia com todo amor e carinho foram por água abaixo? Sem dúvida, há motivos de sobra para ficar triste, às vezes até um pouco depressivo, porém, cuidado! Existe um tempo para o luto, que aliás, deve ser vivido, ao contrário do que muitos fazem de se "jogar" imediatamente em outra relação acreditando que assim vão dar um olê na dor. Ledo engano...


Dor não se evita. Dor se ameniza! E para tanto é necesário deixá-la vir, senti-la, aceitá-la e principalmente fazer uma boa revisão para aprender com esta experiência. A dor e o sofrimento nos fazem crescer e aprender muito sobre nós mesmos. Não estou aqui fazendo apologia em prol do sofrimento, apenas, afirmo a necessidade de viver cada etapa do fim de uma relação, pois acredite, assim agindo estará garantindo uma melhor qualidade no próximo relacionamento.


Existem algumas posturas típicas que acredito, mereçam ser examinadas mais detalhadamente.

Convido você a me acompanhar num resumo destas atitudes, esperando que possa lhe ser útil, muito embora deseje que você esteje amando e sendo amado neste momento. Porém, como a vida é feita de ondas e nós, acredito valer a pena esta breve reflexão.


O mecanismo mais utilizado quando uma relação chega ao seu término contra a sua vontade, é a negação, pois este é um mecanismo humano de defesa que nos permite sentir a quantidade de dor que podemos suportar. Mas negando uma dor, nós não nos curamos. É preciso, antes de tudo, assumir o fim do relacionamento. É muito comum nesta fase as pessoas se isolarem. Ficar só, dar um tempo, se ouvir, é positivo. Porém isolamento demais, agrava o quadro e pode verdadeiramente se transformar em depressão afetando outras esferas da vida. É de suma importância permanecer aberto para os amigos e receber o carinho e a atenção tão necessários neste momento. De maneira geral, a negação é temporária, sendo logo substituída por uma aceitação parcial da realidade, seguida de um grande sentimento de revolta. Acompanhei algumas pessoas, homens e mulheres, ao longo destes anos de consultório e muito aprendi com elas. Esta fase da revolta me pareceu ser a mais dolorosa do processo, pois são muitos os sentimentos de ordem negativa. Raiva, ódio, desejo de vingança, são estados frequentementes experimentados nesta etapa de elaboração do término da relação. Como terapêuta, procuro dar todo suporte e às vezes, até validando alguns destes sentimentos, por exemplo, em caso de traição. Porém, permitir que a pessoa permaneça nesta fase por muito tempo, é também perigoso, pois, embora ainda seja cedo para enxergar, muitas vezes, ela contribuiu em muito para esta separação. Digo que é cedo para assumir sua parcela de responsabilidade, por conta da fragilidade emocional na qual se encontra a pessoa que foi deixada. Porém, aos poucos é necessário ajudá-la a fazer uma auto-reflexão e tirá-la da condição de vítima e da tentação de fazer o outro se sentir culpado, muitas vezes agindo de maneira incorreta utilizando os filhos, a pensão, revelando confidências do parceiro aos amigos e familiares visando denegrir sua imagem. Enfim, é necessário aceitar aquilo que não pode mais ser mudado e criar condições para experimentar estados de consciência mais elevados, pois culpa e rejeição são sentimentos negativos que promovem estados de espírito de baixa frequência, fazendo com que a sua auto-estima que já está em baixa fica ainda pior. É muito mais saudável gastar suas energias de maneira mais positiva e construtiva. Afinal, o término de uma relação, não diminui em nada o seu valor! Costumo dizer, de maneira potente e permissiva, às pessoas em sofrimento que me procuram: Ei! A relação acabou, isto é fato. Porém, você continua sendo uma pessoa merecedora de amor e de afeto como qualquer ser humano!!! O fato de alguém não querer mais ficar com você não diminui em nada o seu valor.
É hora de ser autêntico(a) com os seus sentimentos. Páre de mentir para você mesmo(a). A raiva normalmente é usada como disfarce da tristeza. Fique triste, sinta, viva mas não se entregue à ela.
Não se deixe engolir pelo sentimento de fracasso, mágoa e rejeição, nem pela impressão de que não é merecedor(a) de amor.
É hora de TRANFORMAR. Elabore todas as mágoas, raivas e culpas e será capaz de perdoar a si e ao outro e de encarar este relacionamento como uma experiência, tornando-se capaz de se envolver com outra pessoa por escolha, e não por necessidade de preencher um vazio emocional.
Acredite! Você é uma nova pessoa! Seu sofrimento não foi em vão. Você olhou para dentro de si mesmo(a), tirou a máscara e certamente vai enxergar alguém mais fortalecido(a) e corajoso(a). Vai também se surpreender com a sua capacidade de se auto-transformar e de ultrapassar dificuldades. E sobretudo vai amar com mais autenticidade e intensidade.
Só resta agradecer este ou esta que passou em sua vida e que em tanto contribuiu para o seu desenvolvimento e dizer para o Universo: Aquele amor não deu certo. Tudo bem!!! Já passou. Estou pronto(a)! Que venha o próximo!!!