Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Viver em plenitude


                                                      


A grande escritora Lya Luft resumi sabiamente o que é o processo de psicoterapia no trecho que segue abaixo.

"Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.

Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade".

Neste mergulho dentro de nós mesmos, buscando conhecer e reconhecer sentimentos, nomeando-os para podermos decidir o que fica e o que deve sair de dentro de nós e de nossas vidas, vamos construindo uma relação de amor conosco para depois podermos amar o outro, seja este outro quem for.

É essencial ficar bem consigo mesmo e identificar corajosamente os aspectos que não gostamos em nós, estes traços, apenas traços, negativos que tanto tememos olhar de frente por acreditarmos - errôneamente - que nos resumimos a eles. Somente com este trabalho de auto-conhecimento é que seremos capazes de atingir o estado de conciliação com nossa verdadeira forma de ser para que possamos estar realmente prontos para estabelecer relações leves, saudáveis e aconchegantes.