Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Emoções e Qualidade de Vida

Muito se tem falado sobre qualidade de vida e pouco sobre as emoções que a promovem ou a excluem de nossas vidas.


O pensamento materialista do ter ao invés do ser, nos afasta fortemente do que é essencial para se obter mais paz interior, sinônimo de qualidade de vida, pois você imagina alguém que vive sempre se remoendo, nervoso, estressado e preocupado, tendo uma boa qualidade de vida?


Muitos ainda acreditam que ter dinheiro é sinônimo de qualidade de vida, afinal, com dinheiro compra-se tudo, certo? Errado! Dinheiro não compra o principal que é a paz de espírito. Não compra saúde, pois qualidade de vida é não ter dores nem doenças tanto no físico quanto na alma. Não compra tampouco harmonia nos relacionamentos e sem amor e harmonia ningúem é feliz. O bem-estar e a paz, estão dentro de nós e não ao alcance de nossas mãos em alguma prateleira real ou virtual.

Qualidade de vida é ter a capacidade de gerenciar sentimentos negativos, conhecer e controlar suas emoções e não ser controlado por elas como seres selvagens. E quais são estes sentimentos? Todos aqueles que quando sentidos denotam falta de gratidão. Pois alguém que sente ciúmes, inveja, mágoa, rancor, raiva ou ódio de um a pessoa ou de uma situação, está seguramente se esquecendo de agradecer pela vida e pela infinidade de coisas boas que vive a cada dia.
O simples fato de acordar, abrir os olhos e enxergar, poder se levantar e andar, tomar uma refeição pela manhã e ir trabalhar, já deveria ser motivo de enorme gratidão!
Um outro fator que compromete em muito a nossa paz interior é a ambição exagerada. Pois, quando somos regidos por ela, acabamos agindo muitas vezes de maneira desorientada e egoísta.
O que no início deveria estimular uma competição saudável para a evolução da humanidade, transformou-se em uma arma fatal, pois ambição por controle e poder causaram e ainda causam muita morte e destruição. Em nome do seu desejo, do seu bem-estar, do seu lucro, enfim, em nome do EU, o homem veio cometendo atrocidades que agora passam recibo e cobram com juros os danos causados ao longo de centenas de anos.
O egoísmo do ser humano e sua ambição desmesurada deixaram o homem cego. Aquele que só consegue enxergar o outro como um meio para obter o seu prazer e a realização dos seus desejos, fatalmente não vive em paz, pois esta postura egoísta, é totalmente contrária ao que promove serenidade e paz interior, ou seja, o altruísmo.


Quando assumimos uma postura altruísta, estamos pensando no outro e colocando o nosso ego de lado. Muitos pessoas acreditam que estarão perdendo ao agirem desta maneira. Estão redondamente enganadas! Pois quando enxergamos o outro na relação, seja ela qual for, estamos expandindo o nosso campo de visão. Quem pensa só em si mesmo, vive olhando para o próprio umbigo, portanto para baixo, aliás, postura corporal muito adotada pelas pessoas depressivas. Em contrapartida, quem enxerga o outro, olha para frente, olha para os lados e antes de tomar qualquer decisão, avalia se será boa para si e para todos os envolvidos. Esta é uma postura respeitosa e que promove leveza, respeito e bem-estar para todos os envolvidos.
O ser humano reage sempre muito bem quando se sente reconhecido e respeitado. Pode-se dizer que o reconhecimento é o combustível que movimenta e motiva o homem em todas as suas ações. Quando se percebe sendo alguém que é levado em consideração pelo outro, obrigatoriamente sente gratidão e desejo de retribuir sendo ou fazendo ainda mais e melhor. Esta conduta por sua vez, também promove conforto e bem-estar ao outro envolvido naquela relação e inicia-se aí um círculo vicioso muito positivo de gratidão e retribuição.
Se o egoísmo destrói, o altruísmo constrói! Portanto, cultivar e praticar o altruísmo e a gratidão, garantem certamente uma vida com mais qualidade.